AGENDA PIRACICABA

4ª edição do Agenda Piracicaba destaca a relevância do ser humano no pós-pandemia

Evento com palestra de Gui Rangel contou com presença de autoridades estaduais e municipais


2022-06-08T16:24:00




gel, futurista e palestrante, fala sobre transformações pós-pandemia
Na manhã desta terça-feira, 07/06, a 4ª edição do Agenda Piracicaba foi realizada e contou com palestra do pesquisador futurista Gui Rangel, uma das vozes mais influentes na área de inovação. O tema abordado foi "Transformações pós-pandemia e o protagonismo humano" em um mundo VUCA (em português volátil, incerto, complexo e ambíguo) e transmitido pelo site do evento, com tradução simultânea em libras e presença de autoridades do estado de São Paulo e de Piracicaba.

O Diretor de Relações Institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro, iniciou o evento com destaque ao objetivo da iniciativa do Agenda, de contribuir com o desenvolvimento das cidades e o propósito de trazer temas relevantes. Brasileiro disse que neste ano há satisfação de o evento ser presencial após a pandemia e destacou a importância do tema do evento: "O projeto agenda possui o objetivo de ajudar as administrações em questões políticas para o desenvolvimento da nossa região."

O palestrante Gui Rangel, nomeado pela Thinkers360 como uma das 50 vozes mais influentes na áreas de realidade virtual e aumentada e fundador da fintech Portfy, explicou que ser um futurista não é prever o futuro, mas sim construir mudanças no presente que possam concretizar o protagonismo humano para trazer melhoras nos próximos anos: "Temos uma dificuldade de nos simpatizarmos com o nosso eu do futuro, que consegue se beneficiar com o presente para sermos importantes como seres humanos mesmo com o desenvolvimento de tecnologias", disse o pesquisador.

Para superar os desafios no contexto pós-pandêmico, o profissional destacou a importância de desenhar futuros desejáveis, o que as pessoas querem que aconteçam e criar ações que possam estar na realidade. Junto a esse contexto, Rangel afirmou que o mundo VUCA está cada vez mais complexo e que a realidade foi profundamente transformada pelos acontecimentos recentes: "Estamos vivendo uma era de transformações exponenciais". Dentre os exemplos presentes nessa mudança mostrados pelo especialista estão a inteligência artificial, impressora 3D, realidade virtual e mais recursos que já conhecemos hoje, como a tecnologia presente nos smartphones. Os aplicativos possuem mais de 15 trilhões de operações por segundo", disse.

"O futuro chegou, ele só está mal distribuído", disse Rangel, e acrescentou: "Cada um pensa o futuro de uma forma, alguns em carros voadores, inteligência artificial e outros é saneamento básico e água potável disponível para todos". Por isso, o especialista relevou a sustentabilidade como elemento principal do futuro, o "fazer cada vez mais com menos recursos".

Nesse contexto, Gui Rangel apresentou conceitos e explicações de como a Inteligência Artificial funciona e as funções humanas que a tecnologia realiza, como a escrita de textos, atendimento ao consumidor, realizar diagnóstico, dentre outras, que podem causar uma substituição da mão de obra humana pelo artifício. "Aquilo que é previsível do humano será substituído pela Inteligência Artificial e o grande desafio é agregar mais seres humanos e menos máquinas", afirmou o palestrante. Uma solução para o futuro, segundo o pesquisador, é capacitar as pessoas para serem mais criativas e as máquinas têm que estimular a criação de novas habilidades em vez de tornar os seres humanos obsoletos.

Rangel também relatou a importância dos dados em aumentar a possibilidade de gerar valor das informações pessoais de cada usuário da tecnologia: "90% dos dados produzidos pelos seres humanos foram feitos nos últimos dois anos", contou, e completa que essa informação reflete as transformações profundas e rápidas dos últimos anos. "Os dados carregam potencial transformador, trazem eficiência para um mundo mais sustentável", segundo o especialista.

Autoridades presentes no evento

Marcos Penido, Secretário de Governo do estado de São Paulo, esteve presente no Agenda Piracicaba e destacou que a realização do evento foi possível pelo resultado do trabalho do Governo de São Paulo, que teve compromisso com a ciência e a vacinação em massa. "Apesar de São Paulo ser a locomotiva do Brasil, ainda temos muitas desigualdades, o governo deve atuar para diminuir essas desigualdades", disse. Penido também falou sobre os investimentos realizados pelo governador, que refletem compromisso com o futuro das pessoas e do meio ambiente.
 
 
O Governo do Estado de São Paulo é responsável por um futuro mais sustentável, segundo Marcos Penido
O Governo do Estado de São Paulo é responsável por um futuro mais sustentável, segundo Marcos Penido
 O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, disse que é importante manter parcerias com o Governo do estado para o desenvolvimento municipal e que a EPTV contribui para o entendimento de questões pertinentes na região. "Ficamos no dia a dia engolidos pela rotina sem pensar nas questões relevantes do Agenda" e acrescentou: "Por isso, é relevante discutirmos sobre o futuro neste evento", disse Almeida.
 
  
Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba, fala sobre a importância da gestão pública na qualidade de vida das pessoas
Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba, fala sobre a importância da gestão pública na qualidade de vida das pessoas
 O presidente do Desenvolve SP, Sergio Gusmão Suchodolski, falou da importância da Instituição em estimular as pessoas com oportunidades de apoio financeiro: "Piracicaba é uma cidade que conta com uma economia diversificada e é uma alegria, pois temos uma carteira de negócios muito relevante para a região". Para o presidente, um banco de desenvolvimento deve estar alinhado à uma agenda sustentável.

Presidente do Desenvolve SP, Sergio Gusmão Suchodolski, destaca o apoio da Instituição para o desenvolvimento do estado
Presidente do Desenvolve SP, Sergio Gusmão Suchodolski, destaca o apoio da Instituição para o desenvolvimento do estado
O Agenda é um ciclo de palestras e debates já tradicional no calendário de eventos do Estado de São Paulo. É uma realização da OA Eventos, empresa do Grupo EP. O patrocínio oficial é da Desenvolve SP. O evento conta com apoio institucional da EPTV e apoio de mídia do g1, Rádio CBN Araraquara e do portal acidade on.