OPORTUNIDADES

Piracicaba (SP): cidade diversificada em todos os setores

Uma das edições do evento Agenda SP será em Piracicaba e destaca as transformações pós-pandemia


2022-05-26T16:12:00




O nível educacional de Piracicaba (SP) é elevado e traz potencial para a região
O nível educacional de Piracicaba (SP) é elevado e traz potencial para a região
Piracicaba é uma cidade do interior do estado de São Paulo que valoriza o patrimônio histórico e cultural que construiu a cidade, o lazer, o desenvolvimento econômico, a educação e a saúde. Localizada a 157 km da capital paulista, a cidade possui 410.275 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e ótimo custo de vida, com atividades diversificadas.

Com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,785, acima da média nacional, a cidade do interior de São Paulo conta com uma economia diversificada, principalmente nos setores de serviço e agricultura. A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade administrativa da USP (Universidade de São Paulo) Piracicaba, procura promover a tecnologia do agronegócio e criou o Vale do Piracicaba, conhecido também como AgTech Valley, onde há desenvolvimento de tecnologias para criar um movimento orgânico e inovações no setor agro.

Em relação à educação, a USP em Piracicaba possui nível de IDH educacional de 0,913, classificado como muito elevado. Devido a área de pesquisa agrícola ter relevância na Universidade, a cidade tem um destaque na produção de biocombustíveis, como etanol, biodiesel e álcool, desenvolvidos no Pólo Nacional de Biocombustíveis, lançado em 2004 pela Esalq. De acordo com o IBGE, a escolarização na cidade é de 97,5%, refletindo a relevância das escolas para a região.

Além de ser um importante centro para a Agricultura, Piracicaba é um local para atividades de lazer e cultura. Próximo ao Rio Piracicaba, está localizada a Rua do Porto, que possui restaurantes conhecidos pela cozinha ligada à pescaria. O Restaurante Arapuca foi o primeiro a se instalar na Rua, há mais de 50 anos, sendo um dos restaurantes mais tradicionais da cidade. Para passeios culturais, o Zoológico Municipal de Piracicaba e o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes são pontos para conteúdos educativos e para agregar mais conhecimento. Os passeios naturais podem ser realizados no Parque do Mirante, onde é possível entrar em contato com as árvores e fazer caminhadas.
 
A agricultura em Piracicaba (SP) possui pesquisas na área, que são realizadas pela Esalq
A agricultura em Piracicaba (SP) possui pesquisas na área, que são realizadas pela Esalq
O principal local para a saúde da cidade é o Hospital Regional de Piracicaba (HRP), desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo e gerido pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que cede auxílio para cerca de 26 municípios. O HRP conta com 82 leitos, com 42 de atendimentos clínicos e cirúrgicos, 40 para cuidados intensivos e 5 salas de operação.

Com saúde de qualidade, Piracicaba também gera valor na economia paulista, o PIB per capita da cidade foi de R$ 68.843,70 no ano de 2018 e o setor que mais fornece renda é o de serviços, apesar de ser um centro agroindustrial.

Piracicaba foi uma das cidades escolhidas pela OA Eventos, empresa do Grupo EP, com apoio da Desenvolve SP, para uma das edições do evento Agenda SP 2022, com tema "Transformações pós-pandemia e protagonismo humano". O palestrante será Gui Rangel, pesquisador futurista e uma das vozes mais influentes na área de inovação, no dia 7 de junho às 10:30, no site www.agendapiracicaba.com.