INOVAÇÃO

Polo de inovação é destaque em Piracicaba

A cidade do interior de São Paulo conta com um grande investimento em tecnologia no setor de agronegócio


2021-09-30T13:15:00




A cidade de Piracicaba (SP), com 254 anos de história, possui uma população média de 407.252 mil pessoas, de acordo com a última estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2020. Por ser uma região polo de sucroalcooleiros, a economia está centrada na produção de açúcar, álcool e seus derivados. Até 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Piracicaba concentrava 120 das 300 startups brasileiras dedicadas ao agronegócio.

Em 2021, Piracicaba foi eleita a 4ª melhor cidade para se viver no Brasil de acordo com o Índice dos Desafios da Gestão Municipal. Entre as áreas analisadas, Piracicaba ficou em 1ª lugar na área da Educação, saltando oito posições. Ainda sobre educação, em 2019 a cidade alcançou 6,9 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do ensino Fundamental I na rede pública (Ideb), nota maior que a média dos 100 maiores municípios analisados no país.
 
A economia da cidade de Piracicaba conta com forte apoio do agronegócio.
A economia da cidade de Piracicaba conta com forte apoio do agronegócio.
Na área universitária a cidade de Piracicaba possui universidades públicas de renome, como USP (Esalq e Cena Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas, campus de Piracicaba). A quantidade de universidades na região fortalece um ecossistema tecnológico já consolidado, trazendo importantes companhias de tecnologias no setor agrícola, além de diversas empresas de TI e startups.

No ano de 2016, foi lançado em Piracicaba por pesquisadores e empreendedores do agronegócio, o AgTech Valley, ou mais conhecido como Vale do Piracicaba. Projetado na incubadora tecnológica da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) , o primeiro polo brasileiro de tecnologia da cidade traz grandes investimentos em tecnologia e fortalece o polo de inovação do agronegócio nacional. De acordo com um levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a cidade de Piracicaba é a segunda maior em concentração de novas empresas do agronegócio com potencial de crescimento, ficando atrás apenas da cidade de São Paulo. Dessa forma, o agronegócio cresce cada vez mais em Piracicaba, que aproxima a relação de universidades com grandes empresas.

No dia 19 de outubro, às 10h30, ocorre a 3ª edição do Agenda Piracicaba, que vai abordar o tema "Inovação e Novos Negócios" por meio de uma jornada digital transmitida pelo agendapiracicaba.com. A palestra será ministrada por Pedro Waengertner é CEO da ACE, principal aceleradora de startups da América Latina.

O Agenda é um ciclo de palestras e debates já tradicional no calendário de eventos do Estado de São Paulo. É uma realização da OA Eventos, empresa do Grupo EP. O patrocínio oficial é do DESENVOLVE SP. O evento conta com apoio institucional da EPTV e apoio de mídia do G1 e do portal ACidadeON.

3ª Agenda Piracicaba
Data: 19/10
Horário: 10h30
Onde: http://agendapiracicaba.com/