Aguarde...

2ª edição do Agenda Piracicaba debate os desafios da economia

Evento traz a debatedora Christiane Pelajo, da GloboNews, e autoridades do Estado de São Paulo

| Organização

Abertura do evento que ocorre nesta quinta-feira (25) em Piracicaba (Foto: Sarah Brito) 

A 2ª edição do Agenda Piracicaba, um seminário que debate a economia e as soluções para enfrentar períodos de crise, começou na manhã desta quinta-feira (25). O evento é organizado pelo ACidade ON e Oceano Azul e conta com o apoio do Investe São Paulo. A jornalista e âncora da GloboNews Christiane Pelajo é a debatedora.

O objetivo, neste ano, assim como no ano anterior, é levantar discussões sobre a economia em um amplo cenário, pensando em como avançar com empreendedorismo e confiança em um mercado desafiador. O tema do evento é "Desafios da Economia".

A abertura ficou por conta do Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), o diretor de relações institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro e o diretor do ACidadeON Josué Suzuki. A apresentação do evento é da jornalista da EPTV Nathália Assis.

Além de Christiane Pelajo, estarão na mesa debatedora do Agenda Piracicaba o presidente da Investe São Paulo, Wilson Mello - bacharel em direito pela PUC - e a professora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") da USP (Universidade de São Paulo) Heliani Berlato.

Heliani é ainda coordenadora do grupo de estudos de carreira, organizações e pessoas da Esalq.

PERSPECTIVAS

Sobre o evento, Mello comentou a importância de se debater a economia no momento e em como avançar no período. "O objetivo é apresentar para o setor produtivo de Piracicaba o que o Estado tem feito para estimular a economia e o desenvolvimento regional. A segunda discussão é sobre a economia do Brasil. Passamos pela reforma da Previdência e a próxima é a tributária. O governo de São Paulo é municipalista e vamos empoderar cada vez mais as cidades para gerar emprego e renda", afirmou Mello.

Já Brasileiro falou sobre a importância do Agenda, que já teve edições em Ribeirão Preto e Campinas. "Nosso foco é o desenvolvimento regional. Enquanto veículo de comunicação, temos o papel de fomentar e incremetar e deixar os verdadeiros atores decidirim os melhores caminhos para a cidade e o Estado", explicou Brasileiro.

Já o secretário Vinholi comentou sobre as potencialidades que o Estado de São Paulo tem e a "janela reformista" que o Brasil se encontra. "É uma janela propícia para grandes reformas. Recebemos um Estado com recursos menores. Temos feito a lição de casa do modelo de Estado que conhecemos. Somos um governo municipalista", explicou.

Isso envolve enxugar a máquina pública e reduziram o custeio, com parcerias com a iniciativa privada. Ele também apresentou o programa Parcerias Municipais, que tem o foco em fomentar a força dos municípios do Estado.

O Agenda Piracicaba ocorre no Simesp, no Jardim Europa, em Piracicaba.


Veja também